Empresa de gás natural Fenosa muda sede de Barcelona para Madrid

A empresa de energia Gas Natural Fenosa vai mudar a sua sede de Barcelona para Madrid. Também o Conselho de Administração da multinacional Gás Natural Fenosa decidiu nesta sexta-feira, em sessão extraordinária, transferir a sua sede social de Barcelona para Madri.

O governo regional da Catalunha (Generalitat) anunciou na madrugada de segunda-feira que 90% dos catalães votaram a favor da independência no referendo de domingo, tendo exercido o direito de voto 42 por cento dos 5,3 milhões de eleitores.

A Galiza foi outra localização analisada, mas o facto da energética ter dois grandes complexos na capital espanhola pesou na decisão, explica o "El País". Exemplos disso são o Banco Sabadell, que iniciou o processo de mudança para Alicante; da têxtil Dogi, que se mudará para Madrid; do Banco Mediolanum, cuja sede passará para Valência; e da Naturehouse, que viaja para Madrid, entre outras. O decreto permite que a sede social das empresas possa ser deslocalizada dentro do território espanhol sem que seja preciso reunir os acionistas em assembleia geral, uma medida que o ministro da Economia diz ter sido considerada no seguimento de "pedidos de vários grupos empresariais", cita o periódico espanhol.

Edition: