Caetano Veloso visita exposição criticada e defende liberdade artística

O deputado João Leite (PSDB-MG), que foi derrotado na última eleição para a prefeitura da capital mineira, quer cancelar a mostra "Faça você mesmo sua Capela Sistina", que leva obras do artista plástico Pedro Moraleida (1977-1999) ao Palácio das Artes.

Veloso criticou a postura de alguns políticos com relação a essa exposição, bem como à mostra 'Queermuseu' e à performance 'La bête', que também geraram polêmica nos últimos dias.

A onda de protestos contra manifestações artísticas e exposições chegou a Belo Horizonte. Caetano também disse que alguns grupos estão querendo aproveitar da situação para enganar o povo. "Querendo chamar atenção. Em nenhuma dessas exposições que estão sendo discutidas não há nada que não seja tradição das artes, sobretudo das artes mais recentes", afirmou Caetano durante a visita.

Caetano disse, ainda, que não deseja uma nova ditadura política no Brasil. O grupo considerou as pinturas da exposição como "incentivos à pedofilia, zoofilia e cristofobia". Eles cantaram em apoio à exposição "Faça Você Mesmo Sua Capela Sistina".

Edition: