Em atualização CaixaBank desloca sede para Valência

O CaixaBank, dono do BPI, vai mudar a sua sede social para Valência. Entre os responsáveis do Caixabank, a opção por Palma de Maiorca não terá sido consensual - alguns administradores preferiam Madrid, por estar mais próximo dos reguladores e onde o Caixabank já tem a sede fiscal de uma filial, o MicroBank.

O conselho de administração do banco catalão Sabadell decidiu esta quinta-feira, em sessão extraordinária, transferir a sede social para Alicante, perante a possibilidade de a Catalunha declarar unilateralmente a independência na próxima semana.

Recorde-se que, ontem o Sabadell, o quinto maior banco espanhol e o segundo da Catalunha tomou esta decisão para poder continuar protegido pelas regras exigentes de supervisão do BCE (Banco Central Europeu) e a operar com toda a normalidade dentro do sistema bancário europeu.

O objetivo do Executivo espanhol é que o decreto-lei inclua uma nova disposição que modifique a Lei das Sociedades de Capital, permitindo agilizar a mudança de sede de uma empresa, refere a Efe.

Os receios perante uma proclamação unilateral de independência por parte da Generalitat aumentaram nos últimos dias nas empresas catalãs cotadas em bolsa.

O encontro tinha sido marcado para aprovar a transferência da sede da entidade bancária para fora da Catalunha, na sequência do resultado do referendo independentista, que deu a vitória ao "sim", segundo a notícia que está a avançada pela Euronews.

As empresas podem agora mudar a sede social sem terem de reunir a assembleia-geral de acionistas.

O governo regional da Catalunha (Generalitat) anunciou na madrugada de segunda-feira que 90% dos catalães votaram a favor da independência no referendo de domingo, tendo exercido o direito de voto 42% dos 5,3 milhões de eleitores.

Edition: