Receita abre consulta ao 5º lote do IR

A consulta ao quinto lote da restituição do imposto de renda da pessoa física de 2017 vai ser liberado pela Receita Federal na próxima segunda-feira (9).

No total, serão pagos R$ 3 bilhões a 2,42 milhões de contribuintes em 16 de outubro.

O valor é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), porém, depois de cair na conta, não receberá nenhuma atualização.

A partir das 9h, mais de 2,3 milhões de contribuintes vão ter acesso à restituição, totalizando uma quantia de R$ 2,8 bilhões.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

A Receita também oferece aplicativos para tablets e smartphones, que permitem a consulta às declarações do Imposto de Renda. A Receita informou ter recebido 28.524.560 de declarações.

Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

É possível verificar se sua declaração foi liberada no site da Receita Adilton Venegeroles | Ag.

Edition: