ICAN: mundo deve reagir "agora" para proibir armas nucleares

É de referir que, apesar do Nobel ser atribuído por uma Academia sueca, a escolha do prémio da Paz compete a um comité norueguês.

De acordo com o comitê, o prêmio acontece em um momento em que vários países estão modernizando os seus arsenais, como a Coreia do Norte.

Fihn disse que a distinção é "uma grande honra" e apelou aos países para que "proíbam agora" as armas atómicas.

A Campanha busca chamar a atenção para as consequências negativas do uso de armas nucleares e pede a proibição.

Os analistas já esperavam um prêmio para recompensar os esforços para eliminar as armas nucleares ou impedir sua proliferação.

A ICAN sucede, no prêmio, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos; que foi homenageado pelos seus "decididos esforços" para levar a paz ao seu país, após 52 anos de conflito armado. O compromisso impõe grandes restrições ao programa nuclear iraniano em troca de uma retirada das sanções.

"Este prêmio não é contra ninguém", destacou Reiss-Andersen ao ser questionada se o Nobel estava direcionado contra o presidente americano.

Além da guerra verbal que Trump trava com a Coreia do Norte, Trump ameaça revogar o acordo nuclear com o Irã.

Berit Reiss-Andersen referiu ainda que os Estados Unidos da América, Rússia, Reino Unido, França e China - cinco dos países que atualmente possuem armas nucleares - já se comprometeram com este objetivo através da adesão ao Tratado sobre a Não Proliferação de Armas Nucleares, de 1970, o qual, defendeu, "continuará a ser o principal instrumento jurídico internacional para promover o desarmamento nuclear e prevenir a disseminação dessas armas". Qualquer pessoa pode ser nomeada, mas as nomeações só podem ser feitas pelas seguintes categorias: membros de governos em funções, deputados e chefes de Estado; membros do Tribunal Internacional de Justiça de Haia e do Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia; membros do Instituto de Direito Internacional; professores universitários das áreas de humanidades e de teologia e religião; reitores e diretores de universidades; diretores de institutos de estudos para a paz e de política internacional; laureados com o Nobel da Paz; responsáveis de organizações distinguidas com o Nobel da Paz; atuais e antigos membros do Comité Nobel norueguês e ex-conselheiros desta entidade.

A entrega dos prémios vai realizar-se a 10 de dezembro, no aniversário da morte do fundador dos galardões, Alfred Nobel, numa dupla cerimónia na Câmara Municipal de Oslo, onde se entrega o Nobel da Paz, e no Konserthus de Estocolmo, onde serão entregues os restantes galardões.

Edition: