TST declara greve dos Correios abusiva e determina retorno imediato ao trabalho

Na segunda-feira (25), o TST concedeu liminar favorável ao Correios e determinou que a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentec) garanta em atividade o mínimo de 80% do efetivo de empregados por agência. "Houve adesão à greve com negociação ainda não encerrada, o que implica a abusividade", escreveu o magistrado em sua decisão.

"E aí cabe ao empregador adotar as providências que entender pertinentes, conforme sua conveniência, partindo da premissa de que para tais trabalhadores não há greve, mas simplesmente ausência ao trabalho", disse Pereira.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí (SINTECTPI) decidiu, em assembleia no final da manhã desta sexta-feira (29), manter a greve deflagrada no último dia 19.

"Vamos levar a greve até as últimas consequências". O que ocorre até o momento é a falta de negociação por parte da empresa e por isso aconteceu a greve.

O Comando de Negociação da FENTECT continuará à disposição, conforme publicado anteriormente, para buscar alternativas que não tragam prejuízos aos trabalhadores, para solucionar o impasse com a ECT, sempre em defesa dos direitos e interesses da categoria que representa. Atualmente o plano é custeado totalmente pela empresa, mas os Correios pretendem exigir mensalidade dos funcionários.

Em Rio Preto e região, 300 trabalhadores estão de braços cruzados em protesto contra a retirada de cláusulas do acordo coletivo feito entre o movimento sindical e os Correios.

Na última quinta-feira (28), o Tribunal Superior do Trabalho determinou, em decisão liminar, que a greve dos trabalhadores dos Correios é abusiva.

Os Correios prometem realizar um mutirão de entregas em todo país neste sábado e domingo (30 de setembro e 1.º de outubro). De acordo com a empresa, mais de 91 mil funcionários ainda estão trabalhando normalmente. O número corresponde a 84,1% do total de empregados, número igual ao estimando na quinta (28).

Em todo o país, a rede de atendimento está aberta e todos os serviços, inclusive o SEDEX e o PAC, continuam disponíveis. Apenas os serviços com hora marcada, como o Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária, estão suspensos.

Edition: