PF prende Wesley Batista em SP

Mas, antes da prisão decretada nesta quarta-feira, pessoas próximas aos assessores da JBS já avaliavam que o pior cenário seria a saída forçada de Wesley do comando sem uma transição, o que causaria estrago em um setor marcado pela quebradeira de empresas. As transações, conhecidas como "insider trading" ocorreram entre abril e 17 maio de 2017, data de divulgação de informações relacionadas a acordo de colaboração premiada firmado por ambos os presos e a Procuradoria Geral da República (PGR).

Atendendo a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin determinou a prisão temporária dos dois. No entanto, há a possibilidade de as prisões serem prorrogadas ou transformadas em preventivas. A ordem de prisão foi expedida pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo. "É injusta, absurda e lamentável a prisão preventiva de alguém que sempre esteve à disposição da Justiça, prestou depoimentos e apresentou todos os documentos requeridos".

- O Estado brasileiro usa de todos os meios para promover uma vingança contra aqueles que colaboraram com a Justiça - acrescentou.

Os suspeitos poderão responder por crime de uso de informação relevante, ainda não divulgada ao mercado, para propiciar vantagem indevida com valores mobiliários. A 1ª fase foi deflagrada em 9 de junho quando foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva. A investigação se refere ao lucro obtido pelos irmãos Batista com a compra de dólares às vésperas da divulgação da delação premiada dos executivos da J&F.

Em nota divulgada quando a acusação foi protocolada na Justiça, via ação popular, a J&F afirmou que "tem como política e prática a utilização de instrumentos de proteção financeira visando, exclusivamente, minimizar os seus riscos cambiais e de commodities provenientes de sua dívida, recebíveis em dólar e de suas operações".

Joesley Batista e Saud embarcaram no início da tarde em avião da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, rumo à capital federal, onde desembarcaram por volta das 15h30.

Edition: