Fall Creators Update dará controle sobre permissões para apps no Windows 10

O Windows 10 possui uma opção nativa que permite resetar as configurações de qualquer aplicativo para corrigir erros.

É algo semelhante ao que vemos no iOS e no Android (Marshmallow e superior). Mas a Microsoft vem trabalhando duro para acabar com essas preocupações do lado dos usuários e anunciou nesta quarta-feira, 13/9, que configurações de privacidade mais refinadas estarão disponíveis em outubro com o Fall Creators Update do sistema.

A partir do Fall Creators Update do Windows 10, o usuário vai receber mensagens sobre a privacidade durante a instalação de apps.

A maioria das pessoas não vai querer ler os blocos de texto de 'juridiquês', mas a Microsoft incluirá links do tipo "Saiba Mais" no texto para que você possa pular diretamente para as configurações sobre como o Windows 10 lida com localização, reconhecimento de fala, diagnósticos, experiências customizadas e anúncios. A companhia irá fornecer acesso completo aos recursos de segurança de um aplicativo durante a instalação dele.

A Microsoft, na próxima grande atualização do Windows 10 irá focar mais no controle da privacidade do usuário.

Estes prompts de permissão só serão exibidos para aplicativos instalados depois do Windows 10 Fall Creators Update. Realizando o procedimento, os dados de usuário do app serão apagados e, ao reiniciar, o programa será executado como se tivesse sido reinstalado. A Microsoft, tendo perfeita noção disto, tem realizado vários esforços para reforçar a privacidade do seu sistema operativo e desta forma recuperar a confiança dos utilizadores.

Edition: