Furacão Irma atinge Caribe com força máxima e ventos de 295 km/h

A previsão é de que nesta sexta-feira (8) as Bahamas e Cuba sejam atingidas pelo furacão, que tem causado estragos por onde passa.

O furacão Irma já está sendo considerado por especialistas o mais poderoso da década no Atlântico. Se há uma mensagem que ainda podemos divulgar é que todos se protejam ao máximo e escutem os conselhos e determinações. Horas antes da sua chegada, centenas de pessoas corriam contra o tempo para reforçar as estruturas de suas casas com tábuas, fazendo longas filas em supermercados para estocar mantimentos.

O Irma arrasou uma série de ilhas pequenas no nordeste caribenho, incluindo Barbuda, Saint Martin e as Ilhas Virgens britânicas e norte-americanas, arrancando árvores e derrubando casas e hospitais.

Na segunda-feira, na Flórida, o governador Rick Scott decretou estado de emergência, e o governo local deu início a uma operação de remoção obrigatória na região das Florida Keys, arquipélago no Sul do estado que deve ser atingido pelo Irma nos próximos dias.

Quatro das 14 vítimas confirmadas são das Ilhas Virgens americanas. De acordo com a imprensa americana, uma mansão que o presidente tenta vender no balneário francês de St. Maarten pode estar no caminho da tempestade.

Furacões espera que o Irma chegue ao sul da Flórida no sábado.

A tempestade chega duas semanas depois que o furacão Harvey atingiu o Texas, deixando cerca de 60 mortos e causando danos estimados em até 180 bilhões de dólares nos estados do Texas e Louisiana.

- Os preparativos já começaram, mas o problema é que já não há muito mais a ser comprado, e quem deixou para a última hora enfrenta dificuldades - afirmou o empresário.

O furacão José se aproxima das Antilhas, "mas é incomparável com o Irma" e certamente vai ficar longe da terra, levando, contudo, fortes chuvas às já atingidas ilhas de Saint Martin e Saint Barts - informou o serviço de meteorologia francês, Météo France, nesta quinta-feira (7). Até o momento, o Centro Nacional de Furacões diz não poder determinar se a tempestade atingirá ou não os países da região.

Edition: