Barcelona sob tensão: Sagrada Família evacuada devido a ameaça terrorista

"Em estreita colaboração com os corpos e as forças de segurança, durante a tarde evacuamos visitantes, fiéis e trabalhadores do interior da Sagrada Família, para garantir a máxima segurança das pessoas que se encontravam na Basílica", lê-se no twitter oficial da Sagrada Família. "Trata-se de um falso alarme", disse a polícia catalã através da mesma rede, que referiu que o veículo não tinha "material perigoso".

Perante os acontecimentos, e por questões de segurança, as estações de metro 2 e 5 foram evacuadas, estabelecimentos comerciais nas proximidades foram fechados e foram ainda interditas ao trânsito as Ruas Sardenya, Roselló e Provença. "Se você tiver que passar pela área da Sagrafa Família, busque um itinerário alternativo", informou a entidade no Twitter.

Dá-se a circunstância de, durante todo o dia de hoje, ter havido engarrafamentos e longas filas na C-33 por causa de um controlo antiterrorista dos Mossos d'Esquadra. O Centro de Inteligência Contra Terrorismo enviou o alerta às outras autoridades, que colocaram em marcha uma operação policial.

A cidade de Barcelona e uma estância balnear próxima, Cambrils, foram palco de atentados terroristas - reivindicados pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico - que fizeram 16 mortos e mais de uma centena de feridos em agosto.

Edition: