Furacão Irma volta a ganhar força e é elevado para categoria 5

O Irma, que já teve categoria 5 e caiu para 3, mas entrou na Costa da Flórida na categoria 4. Se desloca de modo lento para a costa oeste da Flórida continental a 15 km/h.

Outro motorista morreu em um acidente quando seguia para o trabalho.

Além desse estado, "todo o sudeste dos Estados Unidos deve se manter seguro e manter atenção", em especial na Geórgia e nas Carolinas do Norte e do Sul, frisou.

Tampa é uma cidade localizada na costa oeste da Flórida, no condado de Hillsborough, do qual é sede. Algumas áreas estão submersas pelas águas da tempestade. Um guindaste no Centro da cidade se partiu e há muitos pontos de alagamentos, principalmente na região mais próxima do mar.

Além disso, o aumento do nível do mar, que poderia alcançar 4,5 metros no extremo sudoeste da península da Flórida. "Esta é uma situação que ameaça a vida". Apesar de Miami não estar na rota direta do furacão, a cidade enfrenta fortes ventos e chuva.

Em declarações à imprensa oficial, o segundo chefe do Estado-Maior da Defesa Civil, o coronel Luis Ángel Macareño, explicou que, quando se decreta a fase de alarme, "ninguém pode transitar pelas ruas e a população deve permanecer em lugares seguros, cumprindo as medidas de proteção".

De acordo com a rede de televisão CNN, 560 mil pessoas estão sem energia elétrica no sul da Flórida. O alerta foi divulgado pelo Twitter. As três mortes nos EUA aconteceram em acidentes com pessoas que dirigiam em meio à tempestade na Flórida. Cerca de 50 mil pessoas se refugiaram em abrigos. Testemunhas disseram que um museu provincial perto do olho do furacão estava em ruínas.

O corte de eletricidade é uma das principais preocupações dos residentes e das autoridades. Portanto, há um temor de que cause impactos ainda mais fortes na região.

O governador da Flórida, Rick Scott, ordenou o fechamento até segunda-feira (11) de todos os estabelecimentos escolares, que poderão ser transformados em abrigos. De acordo com o responsável do programa de furacões da Flórida, Andrew Sussman, perto de 5,6 milhões de moradores - cerca de um quarto da população - receberam ordem de evacuação, devido aos perigos mortais do furacão. Desde 1921, que a área da Baía de Tampa não é atingida por um grande furacão.

O governador frisou que esta é a última hipótese de tomarem uma boa decisão e disse que milhões de pessoas se vão confrontar com ventos ciclónicos e violentas tempestades com a aproximação do Irma.

O aeroporto de Orlando suspenderá as operações às 18h deste sábado. "É difícil estimar quanto tempo durará a queda de energia", afirmou.O furacão causou inundação em parte da República Dominicana nesta quinta (7), próximo ao Haiti.

Edition: