Furacão Irma chega ao norte de Cuba com categoria máxima

A previsão é que a primeira região americana atingida pelo Irma seja as Florida Keys, e logo depois, Miami, com ventos de até 240 km/h.

Muitas das vítimas de Irma fugiram das ilhas em balsas e barcos por medo de que o furacão José destruísse ou arrasasse qualquer área que o Irma tivesse deixado Intacta, mas o fenômeno se afastou antes de causar mais danos.

As fortes tempestades devem começar a ser sentida na região na noite de hoje. Mar agitado, céu escuro, rajadas de chuva, palmeiras encurvadas, fortes ondas quebrando em muros na praia e fornecimento de energia suspenso foram noticiados pela TV estatal em Cuba.

Procurado, o consulado do que está dando toda a assistência possível e que cabe às autoridades da Flórida indicar abrigos e rotas de fuga: isso varia de acordo com cada local da cidade e do hotel, que tem planos emergenciais específicos.

O Irma também tem causado fuga em massa da Flórida, nos Estado Unidos, onde o furacão deve chegar na manhã deste domingo.

Já há cerca de 300 mil pessoas sem electricidade e, no pior cenário, poderão vir a ser cinco milhões, avisa Brock Long, um dos responsáveis pela Agência Federal de Gestão de Emergências. Os hotéis do complexo hoteleiro da Disney no estado seguirão funcionando.

O Furacão Irma está previsto para chegar à Flórida durante a madrugada do domingo. O SeaWorld diz que vai reagendar as reservas dos visitantes afetados sem cobrar taxas de remarcação ou de cancelamento. Em Barracoa, mais de 33 mil pessoas foram evacuadas para locais seguros.

Ainda nos Estados Unidos, a Delta Airlines não informou quantos voos foram cancelados, mas afirmou que as operações serão suspensas durante o fim de semana. SEA WORLD Já o Sea World Orlando e Busch Gardens Tampa Bay estão planejando fechar às 17h deste sábado (9).

E os esforços de socorro na região enfrentam um novo desafio: o furacão José, de categoria 4, que deve atingir a zona do Caribe ainda neste sábado.

O furacão move-se pela rota do Irma, uma imensa depressão atualmente de categoria 4, que devastou várias ilhas do Caribe e ameaça Cuba, Bahamas e a Flórida.

No lado holandês da ilha, o governo relatou saques em lojas. Ao todo, 20 pessoas morreram, sendo 11 em St. Martin e St. Barts, quatro nas Ilhas Virgens dos EUA, quatro nas Ilhas Virgens Britânicas e uma em Anguilla. Esse será o momento em que o furacão estará mais perto da costa cubana e com menor velocidade de deslocamento, de modo que seus efeitos serão mais devastadores.

O Irma tinha recuperado a categoria de intensidade 5, a máxima na escala Saffir-Simpson, depois de ter perdido alguma força ao longo de sexta-feira, passando a furacão de categoria 4.

O mais provável é que a parte ocidental do estado seja mais atingida. Os meteorologistas previram ventos prejudiciais, chuvas e a formação de uma tempestade perigosa no Golfo do México.

O Irma gerou ventos de cerca de 295 quilómetros hora durante mais de 33 horas, batendo o recorde do supertufão Hayan, que soprou sobre as Filipinas em 2013 com os mesmos ventos mas durante 24 horas.

Edition: