Veja os resultados do acesso à 1.ª fase no Ensino Superior

Foi o maior número de bolsas atribuídas desde 2010.

Os dados da DGES divulgados este domingo e disponíveis nesta tabela interactiva mostram ainda que ficaram por preencher 6.225 lugares.

Sobraram 6.225 vagas para a segunda fase do concurso, o que representa uma diminuição de 22,4% em relação à mesma fase do concurso do ano passado - é o menor número de vagas sobrantes desde 2009.

Dos 1.062 cursos disponíveis no CNA, 711 ficaram já completamente preenchidos na primeira fase.

Por outro lado, existem 44 cursos que não têm qualquer aluno colocado no final da primeira fase de acesso, sendo a maioria referente a formações na área das engenharias e em institutos politécnicos do interior do país. Resultado: chegou aos 100% na taxa de preenchimento de vagas.

Depois de o Governo ter apelado às instituições para um aumento do número de vagas nas áreas das tecnologias de informação e de Física, e de estas terem respondido com a criação de 150 novas vagas em cursos de licenciatura e mestrado nestas áreas, o CNA registou na primeira fase um aumento de 10% no total de colocados nestas áreas de estudo.

Engenharia Civil volta a destacar-se, pela negativa. O número de colocados é de 7.664 estudantes.

Destaque para os Politécnicos que foram primeira opção para mais 16% dos candidatos, comparativamente a 2016. Um valor que se equipara ao de 2016 (51%), mas que está longe dos 60% registados em 2013.

Ainda assim, cinco em cada seis candidatos foram colocados numa das suas três primeiras opções.

Este é o ano do "mais" no Ensino Superior: mais vagas, mais candidatos, mais colocados e também mais candidaturas a bolsas de estudo.

Os resultados da primeira fase estão disponíveis para consulta no portal da DGES (http://www.dges.gov.pt), podendo ainda ser consultados através da aplicação de telemóvel ES Acesso.

Podem concorrer aqueles que não conseguiram entrar na 1.ª fase, quem não se candidatou ainda, os que só reuniram as condições para se candidatar após o fim do prazo da 1ª fase, quem não se matriculou na instituição em que foi colocado ou simplesmente quem queira tentar de novo.

Os resultados são conhecidos a 27 de Setembro.

Edition: