Janot escondeu envolvimento de Miller com JBS, afirma Gilmar

Segundo ele, Janot tentou envolver o Supremo 'de forma realmente lamentável' na delação dos executivos do grupo J&F.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes disse nesta quarta-feira (6), em Paris, que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acobertou seu ex-braço direito, o ex-procurador Marcello Miller. "Daí a ideia de Joesley em gravar o ministro - uma tentativa de agradar Janot".

"No novo áudio entregue ao Ministério Público, uma das intenções de Joesley Batista era conseguir alguma informação que comprometesse o ministro Gilmar Mendes".

Mendes também acusou a Procuradoria-Geral da República, sob a batuta de Janot, de ter feito "contratos criminosos" com delatores da Lava Jato.

Miller trabalhou com Janot durante três anos.

Como advogado, o ex-auxiliar de Janot chegou a atuar nas negociações da JBS para fechar o acordo de leniência, mas o escritório que ele trabalhou deixou o caso antes do fechamento do acerto. Este acordo de leniência se tratava de uma delação da empresa. Em julho, Miller foi desligado do escritório.

Gilmar Mendes, que preside o Tribunal Superior Eleitoral, está na Europa para uma série de encontros relacionados com o processo eleitoral em diversos países.

As declarações do ministro referiram-se à matéria da Folha de S. Paulo que mostrou, após pesquisas com 87 ministros dos cinco principais tribunais em Brasília, que a grande maioria deles (76%) prefere não revelar se e quanto recebe por palestras. "Todos sabiam do envolvimento do Marcelo Miller nesse episódio, só o doutor Janot é que o escamoteava, que o escondia", enfatizou.

Para Gilmar Mendes, Rodrigo Janot apresentou muitas denúncias e todas trouxeram resultados positivos para sua carreira, inclusive a denúncia contra o Presidente da República Michel Temer, mas a que vai lhe coroar dignamente, segundo o Ministro, é a denúncia do caso JBS.

Gilmar Mendes disse que a exceção se dá quando é convidado para fazer parte de bancas avaliadoras, por exemplo, e acontece quando há um valor estipulado para sua participação.

Edition: