Consulta a 4º lote na sexta — Restituição

A Receita Federal informou que serão liberadas nesta sexta-feira (8), a partir das 9h, as consultas ao quarto lote do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2017. O crédito bancário de 2,357 milhões de contribuintes vai ser liberado no dia 15 de setembro. Neste caso, a pessoa pode fazer as correções necessárias e enviar uma declaração retificadora. A data também é válida para consulta de restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016.

"Desse total, R$ 179.180.930,60 referem-se ao quantitativo de contribuintes de que trata o Art. 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 40.429 contribuintes idosos e 5.026 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave", informou o Fisco. A consulta também pode ser feita pelo telefone 146.

É importante deixar claro que o aplicativo em si permite fazer a consulta às declarações do IRPF e também a situação cadastral do CPF do contribuinte.

Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Um ponto de atenção que não pode ser negligenciado é que a restituição será disponibilizada nas agências bancárias [VIDEO]escolhidas previamente pelo período de um ano. Quem não fizer o resgate nesse prazo, deve solicitar o depósito pela internet.

Edition: