WhatsApp anuncia uma versão do aplicativo voltada para empresas

Os participantes do piloto podem se comunicar com seus gerentes a partir do aplicativo, além de e-mail, chat e mensagens SMS.

Várias empresas na Europa, Brasil, Índia e Indonésia já utilizam esta ferramenta de forma experimental, como por exemplo a KLM Royal Dutch Airlines. A maior delas é o banco Itaú. A ideia é garantir que a identificação de uma empresa seja facilmente comprovada. Se você encontrar um contato com símbolo verde ao lado, como uma medalha, significa que é um perfil verificado e que o número de celular realmente pertence àquela organização.

Todos os diálogos entre usuários e empresas serão criptografados, fim-a-fim. Para que os utilizadores consigam distinguir os seus contactos pessoais das empresas, o WhatsApp está a estudar lançar um ícone de verificação, à semelhança do que é feito nas páginas do Facebook, Twitter e Instagram. "Estamos entusiasmados em tornar possível conectar pessoas à empresas de maneira rápida e pessoal", diz Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, em nota. "Nós queremos aplicar o que aprendemos ao ajudar as pessoas a se conectarem umas com as outras para ajudar as pessoas a se conectarem com negócios que são importantes para elas", informou a empresa. O projeto para empresas pode ser uma forma de levantar recursos, embora inicialmente o serviço será gratuito tanto para usuários quanto para empresas.

Ao contrário do Messenger, que depende de publicidade para ter lucro, o modelo de negócio do WhatsApp envolverá uma linha de comunicação direta entre o cliente e a empresa que permitirá que o utilizador receba notificações da entidade que segue. Nem explicou que ferramentas avançadas de comunicação e atendimento ao cliente os novos aplicativos trarão. Segundo dados da empresas, são trocadas 55 milhões de mensagens através do app todo dia.

Edition: