Três grandes no top das transferências na Europa — Futebol

Isto porque os campeões de transferências são, fora Portugal, clubes das cinco principais ligas europeias. No ranking de transferências, que inclui mais de 150 clubes de futebol, o SL Benfica aparece na primeira posição, seguido pelo FC Porto, na segunda.

Avaliados a compra e venda de jogadores, a amortização de capitais, os custos operacionais com ativos ou as desvalorizações, a consultora coloca as águias no topo da sua lista, com um saldo positivo de 65 milhões de euros.

Os dragões surgem logo atrás dos rivais de Lisboa, com um balanço de 58,2 milhões de euros (muito por culpa das vendas de Jackson Martinez ou Alex Sandro).

"Para os maiores clubes europeus, que são parte intrínseca da indústria global do entretenimento, atrair o melhor talento é indispensável para garantir uma vantagem competitiva dentro e fora dos campos e para fazer crescer a sua massa global de fãs", avaliou Andrea Sartori, global head of sports da KPMG. Sporting fecha o top 20.

Em sentido inverso, Manchester City, PSG e Manchester United são os clubes com os piores resultados, com saldos negativos de 171, 179 e 238 milhões de euros, respetivamente.

Edition: