Revelada carta de Barack Obama para Trump

- O ex-presidente Barack Obama quis fazer seu sucessor na Casa Branca, Donald Trump, refletir sobre a importância de se preservar a democracia e sobre a "indispensável" liderança dos Estados Unidos no mundo na carta que deixou no Salão Oval no dia da transferência de poder, e que foi divulgada neste domingo pela emissora "CNN". Logo em Janeiro, Trump descrevera a missiva como uma "bonita" carta.

Agora, meses depois desse momento, a CNN conseguiu uma cópia do texto em questão e decidiu partilhá-lo com todos os norte-americanos (e com o mundo). "Nem todos têm tanta sorte", disse, sublinhando que lhes cabe fazer tudo para "construir caminhos de sucesso" para cada criança e cada família.

"Fomos ambos abençoados, de diferentes formas, com muita sorte. Compete-nos manter a ordem internacional formada após o fim da Guerra Fria e da qual depende a nossa própria riqueza e segurança, através da ação e do exemplo", explicou Barack Obama.

"Tanto o FBI como a Divisão de Segurança Nacional confirmam que não tem registo de escutas como descritas pelos tweets de 4 de Março de 2017", declarou o Departamento de Justiça norte-americano numa moção judicial em resposta a um processo de liberdade de informação interposto pela associação American Oversight.

Mais à frente, o democrata faz questão de mostrar a Trump que são "ocupantes temporários" daquele lugar e que é importante respeitar as instituições democráticas.

Por último, Obama não deixa de lembrar que a par da exigente tarefa de liderar os EUA é fundamental reservar algum tempo para a família e amigos.

"Independentemente das confusões da política diária, cabe a nós deixar esses instrumentos da nossa democracia pelo menos tão fortes quanto os encontramos".

De acordo com o antigo chefe de Estado, o presidente deve defender os princípios e as instituições democráticas, bem como os direitos civis.

Por fim, Obama parabenizou a vitória eleitoral de Trump, desejando-lhe "o melhor" para esta nova "grande aventura" e manifestando a sua boa vontade e disponibilidade "para ajudar de qualquer maneira" que lhe seja possível.

Edition: