Petrobras aumenta preços da gasolina e do diesel nas refinarias

A elevação foi feita pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) da Petrobras, que é acionado quando o reajuste dos combustíveis sofre aumento de mais de 7% ou menos em um mês.

A Petrobras anunciou no dia de junho deste ano, mudanças na sua política de reajuste dos preços da gasolina e do diesel comercializados em suas refinarias em todo o país. Considerando os reajustes anteriores, a gasolina vendida pelas refinarias da Petrobras ficará 11% mais cara do que no fim de agosto.

O furacão Harvey fechou refinarias nos Estados Unidos, o que levou a uma disparada nos valores do combustível.

Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros subiram em 16 estados e no Distrito Federal na semana passada, segundo levantamento ANP. Na semana passada a companhia já havia anunciado reajustes de 4,2% e 2,7% para a gasolina.

Especialistas do mercado já apontavam que os efeitos do Harvey deviam pressionar a Petrobras a novos reajustes na gasolina, devido às promessas da companhia de não praticar preços abaixo da paridade internacional. Os rejustes são aplicados de acordo com o comportamento dos preços no mercado internacional. Sobre a defasagem de preços, a fonte afirmou que a empresa "não faz preço". Os reajustes poderiam, desde então, ocorrer em menor espaço de tempo, com a possibilidade de ser até diários, dependendo das oscilações do preço do produto no mercado externo.

Postos - Apesar das forte altas repassadas pela Petrobras à gasolina a partir de 1º de setembro, pesquisa realizada pela agência reguladora ANP apontou que distribuidoras e postos repassaram apenas uma pequena parte do reajuste. "A gente tinha uma cultura no Brasil de achar que preço de gasolina e diesel é diferente do preço do leite, do arroz, do feijão, e sempre ficava aquela expectativa, quando é que vai anunciar o aumento da gasolina, o aumento do diesel, daí dava primeira página do jornal e o cara aumentava o pão na padaria, o refrigerante e a cachaça no mercado", argumentou.

Edition: