Líder mundial em Inteligência Artificial irá 'dominar o mundo — Vladimir Putin

Nesta segunda-feira, 04/09, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, falou sobre o tema da inteligência artificial (IA) perante uma plateia de estudantes e indicou a sua importância crucial para o futuro da humanidade.

Vale lembrar que recentemente o CEO da Tesla, Elon Musk, se juntou a mais de 100 líderes de tecnologias para enviar uma petição para a ONU (Organização das Nações Unidas) pedindo novas regulamentações sobre como são desenvolvidas possíveis armas com IA.

Para Putin, "a Inteligência Artificial é o futuro, não apenas para a Rússia, mas para toda a Humanidade". Ela chega com oportunidades imensas, mas também com ameaças que são difíceis de prever.

"Neste momento, a Inteligência Artificial é uma corrida de dois cavalos, entre a China e os EUA", afirmou à The Verge um investigador da firma Gartner. "Quem quer que se torne líder nessa esfera vai governar o mundo", complementou o líder russo. Enquanto isso, a Rússia diz que não pretende monopolizar a tecnologia, caso assuma a liderança nas pesquisas.

Segundo o governante, se a Rússia tomar frente no setor, poderá compartilhar seus conhecimentos com o resto do mundo, assim como acontece na área nuclear.

As pesquisas em inteligência artificial podem ajudar os países a desenvolver diversas áreas, como a indústria e a medicina.

Se os desenvolvimentos em IA têm o potencial de conduzir a crescimento e mudanças em muitas indústrias - incluindo derrotar jogadores profissionais - é certo que a tecnologia vai também contribuir para avanços relacionados com a guerra.

Edition: