Incêndios: novo máximo registado esta sexta-feira

Segundo os números da protecção civil, num só dia foram registados 220 incêndios - um novo máximo diário -, dos quais 60 no distrito do Porto. O incêndio de Abrantes, distrito de Santarém, continua a preocupar as autoridades, depois de no final da tarde de sexta-feira ter estabilizado, antes de o cenário se agravar.

O incêndio que deflagrou na quinta-feira na Mealhada, distrito de Aveiro, e que foi dominado durante a noite, reativou este sábado às 16h53 e está "a arder com muita intensidade", informou a Proteção Civil.

No total, oito incêndios continuam ativos nesta manhã no país, mas apenas esses dois são considerados de "grandes dimensões" e "preocupantes".

Os serviços de emergência conseguiram deter o avanço das chamas, mas cerca de 500 bombeiros, 200 veículos e três helicópteros se mantêm mobilizados em torno das colinas do norte dessa cidade do distrito de Santarém para impedir o surgimento de novos focos.

O incêndio em Abrantes mobilizava mais operacionais (639), seguindo-se o de Cantanhede (307), Alvaiázere (239), Ferreira do Zêzere (188) e Pombal (61).

De acordo com a página da Proteção Civil, o incêndio, às 18h49, era combatido por 270 operacionais, 70 meios terrestres e um meio aéreo.

Edition: