SUS irá oferecer testes rápidos de dengue e Chikungunya

O teste rápido para detecção de dengue e chikungunya passou a integrar os procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A decisão considerou a necessidade de otimizar o diagnóstico laboratorial.

Portal BrasilTestes para detecção da dengue e Chikungunya. Os resultados do teste é revelado dentro de 20 minutos. Para ser submetido à testagem, é necessário que o paciente apresente os sintomas relacionados às condições e possua o cartão do SUS - que pode ser adquirido em qualquer unidade de saúde a partir da apresentação de um documento pessoal.

Os testes visam intensificar a vigilância epidemilógica e levantar dados para que o governo consiga controlar a circulação dos vírus no País. O exame é disponibilizado para crianças de até um ano de idade e também para gestantes. O objetivo é verificar a possível contaminação e possibilitar acompanhamento imediato do caso. O primeiro identifica se o cidadão está com o vírus, já o segundo observa se ele já foi portador do vírus em alguma fase da vida. Já os registros de Zika diminuíram 95,3% e os de chikungunya caíram 68,1%.

Transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, as doenças podem ser confundidas por terem sintomas semelhantes, como febre alta, dor de cabeça e dores musculares.

Edition: