Cavaco Silva de regresso a uma iniciativa do PSD

O ex-Presidente da República vai a Castelo de Vide falar com os jovens sociais-democratas. Este é o tema que, no final do mês, vai marcar o regresso de Cavaco Silva a uma iniciativa do PSD. Na verdade, o convite até já tinha sido ponderado no ano passado, mas Cavaco tinha então deixado Belém há pouco tempo, e os organizadores consideraram que seria demasiado cedo para o ex-presidente aceitar, pelo que a ideia não passou disso mesmo. "Como PR, foi sempre uma referência de estabilidade, alertando no momento certo para os problemas e desafios do país", disse Duarte Marques, dirigente do Instituto Sá Carneiro e também orador na universidade, ao Expresso.

"É uma honra acolher o Professor Cavaco Silva, uma personalidade ímpar na construção do Portugal moderno na sua primeira intervenção política no ambiente do PSD", diz uma nota conjunta do Instituto Sá Carneiro e da direcção da Universidade de Verão, que acrescenta que o ex-presidente social-democrata teve "20 anos de mandatos nos dois cargos mais importantes da nossa democracia". "O desenvolvimento de Portugal no período de ouro da década de 80 dependeu muito do seu empenho".

Entre os oradores convidados deste ano, destacam-se ainda o deputado socialista e ex-líder da JS, Sérgio Sousa Pinto, o comissário europeu Carlos Moedas, o ex-ministro Poiares Maduro ou o eurodeputado e antigo candidato à presidência do PSD, Paulo Rangel.

O antigo Presidente da República marcará presença no terceiro dia da iniciativa, que se estende de 28 de Agosto a 3 de Setembro. A antiga ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, também estará na iniciativa, a debater "Eutanásia: Sim ou Não?", com o deputado Ricardo Leite.

Edition: