Asteroide do tamanho de uma casa passará raspando na Terra

Um asteroide do tamanho de uma casa vai passar próximo ao planeta Terra no próximo dia 12 de outubro, disseram astrônomos nesta quinta-feira (10).

O asteroide, batizado de TC4, passou pela primeira vez pelo nosso planeta em outubro de 2012, a aproximadamente o dobro da distância, e tem entre 15 e 30 metros de comprimento. "Não vai atingir a Terra", disse Detlef Koschny, da equipe de pesquisa "Near Earth Objects" ("Objetos perto da Terra") da ESA. Entretanto, tinha desaparecido de vista. De acordo com Densing, os satélites mais distantes estão a 36 mil quilômetros da Terra.

Para os investigadores, esta pode ser uma boa oportunidade para testar os sistemas de defesa da Terra.

Em nota a Agência Espacial Europeia, afirma que pretende acompanhar os movimentos de objetos que estão próximos da Terra e observar a habilidade de respondermos junto com as ameaças reais de um asteróide.

A entrada de um asteroide desta proporção na atmosfera terrestre causaria efeito semelhante ao da invasão do meteorito de Chelyabinsk. Um asteroide um pouco maior do que o "TC4", com 40 metros de diâmetro, causou o maior impacto na história recente da Terra, quando explodiu sobre Tunguska, na Sibéria, em 1908. Partiu as janelas de quase cinco mil edifícios e feriu 1200 pessoas.

Rolf Densing, do European Operations Centre, na Alemanha, confirmou que o TC4 passará "muito perto" da Terra, mais especificamente a 45.061 quilômetros daqui.

No entanto, faz-nos pensar sobre o que vai acontecer da próxima vez.

Edition: