Trump: Coreia do Norte deve se organizar ou terá problemas

A Coreia do Norte afirmou nesta quinta-feira, 10 (horário local, noite de quarta-feira no Brasil), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é "desprovido de razão", informou a agência estatal, KCNA, em meio à escalada de Washington com Pyongyang sobre o programa nuclear do norte-coreano.

É melhor que a Coreia do Norte não faça mais ameaças aos Estados Unidos.

"Nossas forças estratégicas estão bastante determinados a demonstrar, sem receios, a todo o mundo o nosso poder, que foi fortalecido pelas forças armadas nucleares, por meio de ações militares contra as bases agressoras do império ianque", disse o general norte-coreano. Ou seja, a decisão está dependente do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. O Pentágono já enviou dois bombardeiros B-1B para perto de Guam. Segundo Trump, a Coreia do Norte deveria estar "muito nervosa" por ter ameaçado os EUA porque "vão acontecer coisas que o país nunca pensou serem possíveis". Além disso, o Presidente norte-americano volta a lançar mais um aviso, aconselhando a Coreia do Norte a "acalmar-se" ou vai encontrar problemas "como poucas nações alguma vez viram", cita a Associated Press.

Tem ainda a notícia de que Pyongyang conseguiu miniaturizar uma ogiva nuclear, que pode ser transportada em um míssil intercontinental, ou seja, pode chegar até mesmo ao território norte-americano ou países aliados. A tensão entre Washington e Pyongyang segue elevada desde a posse de Trump, em janeiro passado, mas ganhou novos capítulos nesta semana, com a notícia de que Kim está preparando um plano para atacar Guam, ilha dos EUA situada no Oceano Pacífico. A Coreia do Norte sabe que se a guerra começar, o país seria praticamente eliminado do mapa, assim como os americanos sabem que seriam bastante afetados. "Vão enfrentar fogo e fúria como o mundo nunca viu", disse DonaldTrump. Mas Trump sabe que qualquer ataque que fizer vai resultar na morte de milhares de pessoas, inclusive civis americanos. Para dizer que a ameaça "talvez não tenha sido suficientemente dura".

Edition: