Usuários já estão começando a receber o Google Play Protect

O plano do Google é incluir os alertas do Play Protect em três espaços: o menu de segurança nas configurações do Android, o "Meus apps e jogos", que identificará se as atualizações dos apps estão seguras para instalação e na própria página dos aplicativos na loja, que apontará se é seguro fazer o download.

A aplicação vai funcionar por meio da Google Play Store e vai vasculhar seus aplicativos em busca de comportamentos estranhos.

Esse recurso vai fazer varreduras em mais de um bilhão de dispositivos diariamente, alcançando uma média de 50 bilhões de aplicativos analisados todos os dias. Também será possível pedir para escanear na hora um app a ser baixado. Funcionando com um programa antimalware, ele vai verificar e monitorar o seu aparelho o tempo todo e avisar - por meio de notificações - caso alguma coisa estranha esteja acontecendo. O segredo do programa é a comparação de comportamento dos apps, que vai ensinar os sistemas de machine learning da Google a manter nossos smartphones sempre seguros e longe de ameaças de segurança.

O Google Play Protect, como sugerido pelo nome, é a mais nova iniciativa da Google para tentar ao menos diminuir o imenso número de aplicativos maliciosos que inundam a Play Store.

O antivírus já está disponível para os usuários e pode ser encontrado em poucos passos, como mostra o tutorial a seguir.

Edition: