Pensões começam a ser pagas hoje e chegam com novo aumento

A maior parte dos cerca de 2 milhões de pensionistas abrangidos pelo aumento extraordinário de pensões começa esta quinta-feira a receber o novo valor, que somado à atualização verificada em janeiro, totalizará os 10 euros para uns e os 6 euros para outros. A pensão atualizada vai chegar primeiro, ainda hoje, 10 de agosto, a quem recebe por transferência bancária da Segurança Social. Por sua vez, os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) recebem a dia 18. Aqui incluem-se as pensões de invalidez, velhice, sobrevivência, aposentação e reforma. Já os que viram a sua pensão atualizada entre 2011 e 2015 terão um aumento de seis euros por mês.

Os pensionistas que hoje recebem a pensão atualizada equivalem a 70% do total dos que receberão a atualização extraordinária, segundo contas do Ministério do Trabalho e Segurança Social.

A Segurança Social vai ainda avançar com um processo para uniformizar o pagamento de pensões.

Os pensionistas devem informar o Centro Nacional de Pensões acerca da sua escolha no prazo de 60 dias e, "caso não seja indicada a opção da sua preferência, será usada preferencialmente a transferência bancária como meio de pagamento", refere a carta.

A regulamentação da atualização extraordinária das pensões representa uma despesa anual prevista de 194 milhões de euros.

O objetivo do Governo é que haja um aumento de dez e seis euros, respetivamente, face ao que era pago em dezembro de 2016, pelo que à "atualização extraordinária será subtraído o valor da atualização anual legal que foi efetuada em janeiro de 2017", explicou em comunicado o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Edition: