Tufão deixa dois mortos no Japão

O tufão Noru, que foi responsável pela maior tempestade do ano, está a aproximar-se este domingo das principais ilhas do Japão.

Depois de duas semanas a 'vaguear' pelo oceano e após uma série de mudanças na trajetória, o "Noru" passou perto da ilha de Kyushu (sul) no domingo, deixando dois mortos nas vizinhas Osumi. Nove ficaram feridas, confirmaram as autoridades locais.

O tufão deixou chuvas acumuladas de 300 milímetros nas prefeituras de Kochi e Tokushima, na ilha de Shikoku, enquanto em Osaka houve precipitações de 100 milímetros por hora.

O tufão move-se a uma velocidade de 20 quilómetros por hora em direção a nordeste, rumo à ilha de Honshu, a principal do arquipélago, onde se espera que toque terra hoje pelas 15:00 (07:00 em Lisboa), segundo a agência meteorológica do Japão (JMA). Já fez dois mortos e obrigou a que fossem emitidos avisos de evacuação para centenas de milhares de pessoas.

O Noru se manifestou como depressão tropical no dia 20 de julho no Pacífico Norte, onde se desenvolveu até chegar a ser um "supertufão", até evoluir para sua categoria atual de "forte", segundo a JMA.

Edition: