Receita abre consulta para 3º lote de restituição

Mato Grosso do Sul tem 27.915 contribuintes que vão receber restituição no terceiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2017, conforme informou a Receita Federal na tarde desta segunda-feira (7). Também será possível consultar restituições residuais dos anos de 2008 a 2016.

Desse total, R$ 210,5 milhões serão destinados a 45.576 contribuintes idosos e 6.555 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site http://idg.receita.fazenda.gov.br ou ligar para o Receitafone 146.

O pagamento está previsto para a próxima terça-feira, 15 de agosto.

A Receita também oferece aplicativos para tablets e smartphones, que permitem a consulta às declarações do Imposto de Renda. Se o dinheiro for direcionado para quitar dívidas, a prioridade deve ser as que cobram juros mais altos como de cartão de crédito, empréstimos em bancos ou financeiras e cheque especial.

Pela página da Receita o contribuinte também consegue acessar o extrato da declaração e verificar se foi para malha fina. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o usuário deve ir pessoalmente a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para o telefone 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito.

Edition: