Evandro e André conquistam o Mundial de vôlei de praia

Foi a sétima vez na história que o Brasil conquistou o título mundial no vôlei de praia masculino. Neste domingo, Evandro e André Stein venceram os austríacos Doppler e Horst por 2 sets a 0 (23-21 e 22-20), em Viena, após 57 minutos de jogo, e asseguraram a taça pela primeira vez em suas carreiras. A medalha de bronze ficou com os russos Krasilnikov/Liamin, que venceram os holandeses Varenhorst/Van Garderen.

A dupla brasileira começou o segundo set ligada, com Evandro se destacando novamente no bloqueio e abrindo 6-3. Quando pareciam dominados, os brasileiros foram buscar o empate com três aces seguidos de Evandro: 20/20.

- É meu primeiro Campeonato Mundial e conquistar o título é um sonho. É uma conquista que nos deixa muito felizes, treinamos muito, ficamos muito tempo viajando, longe de nossas famílias.

- A chuva foi nossa amiga hoje e o saque de Evandro fez a diferença no jogo de hoje - disse André Stein na entrevista logo após a partida. Logo depois, Evandro, que é o melhor sacador do torneio, emendou dois aces seguidos para fazer 16-11. Ele fez a diferença não apenas no jogo, mas na competição toda - completou o capixaba. O segundo colocado, o polonês Losiak, anotou quase a metade: 22. Nos últimos dois anos eu tenho sacado bem no Circuito Mundial. No final do primeiro set, foi bom ter saques que entraram, mas não é sobre mim. É sobre meu parceiro, minha comissão técnica e o apoio e suporte que eles dão para que eu possa arriscar - disse o carioca.

Evandro/André repete o feito de Rogério 'Pará'/Guilherme Marques (1997), Loiola/Emanuel (1999), Emanuel/Ricardo (2003), Marcio Araújo/Fabio Luiz (2005), Alison/Emanuel (2011) e Alison/Bruno Schmidt (2015).

O Campeonato Mundial é o principal torneio da temporada, com uma premiação total de 1 milhão de dólares (500 mil para cada naipe), e 1.600 pontos aos campeões no ranking geral.

Edition: