Stan Wawrinka revela cirurgia no joelho e não joga mais esta temporada

Wawrinka sentiu a lesão ainda na primeira rodada de Wimbledon, na qual perdeu para o jovem russo Daniil Medvedev, então 49º do mundo.

"Estou triste em anunciar que, após conversar com meu staff e médicos, tomei a decisão de passar por procedimento cirúrgico em meu joelho".

Em 2016, Wawrinka derrotou Djokovic por 3 sets a 1 na final do US Open, último Grand Slam da temporada. Por meio de sua conta no Facebook, o suíço comunicou os essa foi "a única solução" encontrada por sua equipe "para que ele estivesse hábil a competir em alto nível por muitos anos mais". "É extramente desapontante, mas já estou olhando para frente e planejando minha recuperação", declarou o suíço de 32 anos. Ele é o número 4 no ranking geral e do ano, e teve como melhor resultado o vice-campeonato do torneio de Roland Garros, em junho, quando foi superado pelo espanhol Rafael Nadal. Ele somava 50 participações consecutivas nos quatro principais torneios do tênis. Desta forma existe a possibilidade de que o suíço retorne ano que vem ainda dentro do TOP-10 mundial.

Com o anúncio de Wawrinka, o brasileiro Thiago Monteiro fica a uma desistência da chave principal do US Open. Além disso, é certo que Wawrinka terminará o ano com 3150 pontos, mesma pontuação do atual décimo colocado, Alexander Zverev.

Edition: