Estados Unidos proíbem viagens de americanos à Coreia do Norte

Além de vetar as viagens à Coreia, cidadãos dos Estados Unidos que estejam em território norte-coreano terão até 1º de setembro para deixar o local.

O Departamento de Estado americano emitiu nesta quarta-feira (2/8) restrição de viagem a portadores de passaporte do país para a Coreia do Norte.

A Coreia do Norte irá se tornar o único país para o qual norte-americanos são impedidos de viajar.

O porta-voz não revelou detalhes sobre como os turistas americanos poderiam viajar ao país. "Não há nenhum motivo para que os estrangeiros sintam ameaças a sua segurança na Coreia do Norte", completou a mesma fonte. A morte de Warmbier aumentou a tensão na região, já elevada pelas ambições armamentistas da Coreia do Norte.

"Se o Governo americano diz que os americanos não podem vir ao país, isso não nos diz respeito", declarou na semana passada à agência noticiosa France Presse (AFP) em Pyongyang Han Chol-Su, um alto responsável norte-coreano.

A proibição inclui algumas excepções, no caso de "interessa nacional", como causas humanitárias ou assuntos relacionados com a Cruz Vermelha.

As empresas de turismo afirmam que 5.000 turistas ocidentais visitam a Coreia do Norte a cada ano, 20% deles americanos.

Edition: