Aleitamento materno aquém do desejado

O banco de leite do Hospital também atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

O superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, José Medeiros, salientou a importância de conscientizar toda a sociedade sobre os benefícios trazidos pela amamentação. Ela deve ser realizada na primeira hora após o nascimento e seguir ao longo dos primeiros seis meses de vida da criança.

A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba por meio de atuação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, NASF e com apoio das equipes dos onze Programa de Saúde da Família, PSF existentes no município e da Unidade Mista de Saúde II, no bairro Progresso pretende mobilizar todas as mamães da cidade para a importância da conscientização do aleitamento materno. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a amamentação até dois anos de idade, sendo que o bebê deve ser alimentado exclusivamente pelo leite materno até os seis meses, com introdução de alimentos complementares a partir dessa idade.

Em comemoração à 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital São Francisco de Assis de Tupã e Câmara Municipal, inicia nesta terça-feira, dia 01 de agosto, uma semana repleta de ações que visam ressaltar a importância da doação de leite e dar destaque a amamentação.

A amamentação também traz benefícios para as mulheres, contribuindo para voltar o útero ao tamanho normal e protegendo contra o câncer de mama e de ovário. A amamentação exclusiva no peito até o sexto mês reforça, além da saúde nutricional, a autoestima, inteligência, imunidade e a saúde emocional da criança. "Esse ato de amamentar também é importante para o meio ambiente, pois é autossuficiente e não gera embalagens", informa a gerente de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde, Ana Paula Aguiar Milanez. O fechamento da programação vai contar com um Mamaço, no dia 9 de agosto, às 14h, no jardim do hospital. O evento será realizado na Praça do Congresso, junto à Feira Cria na Roda - Feira de Mães Empreendedoras.

Edition: