Primeiro voo direto entre Pequim e Lisboa aterra hoje de manhã

O diplomata português falava no Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Pequim, de onde às 01:10 de quarta-feira (18:10 de terça-feira em Lisboa) arranca o primeiro voo entre a capital dos dois países.

O embaixador português em Pequim, Jorge Torres-Pereira, afirmou que Portugal pode ter como objetivo chegar a um milhão de turistas chineses por ano.

A China é já o maior emissor mundial de turistas e, segundo estatísticas oficiais, 135,1 milhões de chineses viajaram para fora da China continental, em 2016, num aumento de 12,5% em relação ao ano anterior.

A acompanhar este crescimento, o Turismo de Portugal implementou em 2014 uma representação permanente em Xangai, o centro económico da China. O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas considerou "histórico" o primeiro voo directo entre a China e Portugal e frisou que "esta ligação é a verdadeira rota aérea da seda do século XXI", sendo igualmente, "um grande feito para Portugal".

É a rota mais aguardada, e há vários anos, pelo sector do turismo: os voos diretos Portugal-China levam esta quarta-feira os primeiros passageiros a Lisboa, que aterram às 7h30.

Ao todo e a partir de hoje, 25 voos semanais vão ligar a RAEM a Pequim, acrescentou o comunicado.

No sentido inverso - entre Portugal e China - a taxa de ocupação "ronda os 75%", avançou o departamento de marketing da Beijing Capital Airlines, subsidiária do grupo chinês HNA. A nova rota China-Portugal também está a ser comercializada pela TAP, através de um acordo de code-share com a HNA, de quem é parceira (o grupo chinês é detentor indireto de 20% da TAP através da participação na Azul, companhia aérea do acionista David Neeleman). Esta nova rota da Beijing Capital Airlines terá uma frequência de quatro ligações semanais (segundas, terças, quintas-feiras e sábados) e reforça o acesso dos residentes da antiga colónia portuguesa aos novos voos directos para Lisboa, segundo o euronews. "Era importante para nós que os chineses se interessassem, além de Lisboa, também pelo Porto, dinamizando assim o seu aeroporto com rotas novas e já estamos a trabalhar nesse sentido", disse fonte da ANA ao Expresso.

Edition: