Onde pode nevar no BR no dia 17 de julho?

Ainda de acordo com o Climatempo, provavelmente esta deverá ser a massa de ar mais forte que chegará, não só ao Brasil, mas em toda a América Latina neste ano.

NeveA grande sensação desta nova massa de ar polar sem dúvida será a neve.

Até agora, a menor temperatura registrada no Brasil em 2017 foi de -5,7ºC em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, no dia 26 de junho. Não se pode descartar também a chance de nevar em áreas mais baixas no sul do Rio Grande do Sul, em regiões próximas da fronteira com o Uruguai e também em território uruguaio. A possibilidade está sendo considerada por causa da forte onda de frio prevista para o país a partir do dia 17 de julho, que vai fazer a segunda quinzena de julho começar gelada. Além da neve há chance também de fenômenos como chuva congelada e sincelo.

A massa de ar polar que provocou a maior nevasca desde 1971 em Santiago deve chegar ao Brasil no início desta semana.

Não está descartada a presença de neve já durante a manhã de segunda em alguns pontos, mas, em geral, as simulações retardaram o período mais favorável à neve para a tarde e noite. É preciso ter umidade para formar as nuvens. Não há condições para nevar no dia 16 porque o ar ainda não estará suficientemente frio e nem úmido sobre o Sul do Brasil para que haja a formação de nebulosidade e de cristais de gelo. O frio chega à cidade na segunda-feira, quando a mínima deverá ser de 7 graus e máxima de 12 graus, com chuva. No dia 17, o frio intenso será a bola na marca do pênalti, o Sul do Brasil o gol e o goleiro estará fora da sua posição para tentar a defesa. A Climatempo alerta para o risco de ventania, com rajadas variando entre 60 e 80 km/h em todos os estados, inclusive nas capitais. Venta forte e a temperatura cai bruscamente em cidades do centro-sul de MS devem terminar o dia com frio abaixo de 10 graus. O serviço nacional de meteorologia da Argentina emitiu na sexta-feira, 14, um aviso especial alertando para a possibilidade de nevar em áreas mais elevadas da província de Buenos Aires que ficam no sul/sudoeste da região.

Edition: