Gentil Martins: "Ronaldo é um excelente atleta, mas é um estupor moral"

Mais tarde, ainda neste sábado, o bastonário da Ordem dos Médicos Miguel Guimarães contou ao semanário que duas médicas pretendem apresentar queixa na Ordem contra Gentil Martins, adiantando que outros médicos já mostraram o seu desagrado com as declarações proferidas na entrevista.

A Ordem dos Médicos vai abrir um inquérito às afirmações do cirurgião Gentil Martins numa entrevista em que defende que a homossexualidade é "uma anomalia e desvio da personalidade". Não vou tratar mal uma pessoa porque é homossexual, mas não aceito promovê-la. Em declarações ao Expresso, o médico afirmou que é "totalmente contra homossexuais" e que a homossexualidade é uma "anomalia, um desvio da personalidade". O bastonário admite que as declarações daquele que considera ter sido "o mais virtuoso bastonário" da OM podem ser de facto "ofensivas" para os homossexuais, mas destaca que "enquanto cidadão ele tem direito de as proferir".

Miguel Guimarães disse que só na segunda-feira é que a direcção da OM vai poder tomar uma posição sobre o assunto, pois apenas nesse dia as denúncias dos médicos vão ser oficialmente recebidas.

Cristiano Ronaldo com os filhos gémeos Mateo e Eva
Cristiano Ronaldo com os filhos gémeos Mateo e Eva

No Facebook, a deputada socialista Isabel Moreria apelou a que os médicos fizessem queixa do cirurgião na Ordem dos Médicos, por considerar que as declarações "violam a deontologia médica".

Como é que vê a hipótese de um homem solteiro ter filhos recorrendo a uma barriga de aluguer, como alegadamente foi o caso de Cristiano Ronaldo? É degradante, uma tristeza. "O Ronaldo é um excelente atleta, tem imenso mérito mas é um estupor moral, não pode ser exemplo para ninguém". O médico considera que "toda a criança tem direito a ter mãe" e acusou a mãe do jogador, Dolores Aveiro, de não ter dado "educação nenhuma" ao filho.

Gentil Martins falou também sobre a homossexualidade, o que gerou ainda mais polémica.

Edition: