Resumo de Novo Mundo (12/07): Bonifácio se declara para Leopoldina

Hugo convence Germana a parar de assediá-lo. Por querer dar a Domitila (Agatha Moreira) um título de nobreza, Dom Pedro (Caio Castro) é recriminado por Bonifácio (Felipe Camargo). Cecília e Libério combinam de casar assim que Sebastião viajar. Greta reclama de Diara para Schultz. Patrício conta para Domitila que Dom Pedro saiu da feira acompanhado de uma mulher. Vai lhe ajudar com suas pesquisas, diz Greta a Ferdinando. A Egídio (Márcio Vito), Joaquim presta depoimento. Germana vê Hugo beijar um homem, sem saber que é Elvira disfarçada. Desconfia do casal, Patrício (André Dias) quando vê Bonifácio e Lurdes (Bia Guedes). Anna, Olinto e as crianças pedem abrigo na casa de Peter.

Por ter desistido de ir para Portugal, Anna é repreendida por Peter. Amália vai com Peter ao convento e pede a Madre Assunção para abrigar Olinto, Anna e as crianças. Diara e Ferdinando são trancados na taberna por Licurgo e Germana. Domitila vai à taberna e manda Rosa divulgar seu romance com Dom Pedro. Joaquim é levado para a cela. Elvira está viva, descobrem Germana e Licurgo. Greta e Schultz conversam sobre o plano contra Diara. Ferdinando deve tomar cuidado com Greta, alerta Diara. Madre Assunção pede que Amália escreva uma carta para Portugal explicando sua situação. Tibiriçá orienta Joaquim e Anna a permanecer na aldeia até o casamento de Jacira e Piatã. Licurgo conta a Elvira que Joaquim foi preso novamente. Desmaia ao ver a foto de Dom João (Leo Jaime), Amália. Thomas decide voltar para o Rio de Janeiro. Para Joaquim, se revela Elvira.

Joaquim se emociona ao reencontrar Elvira. Anna voltou para o Rio de Janeiro, conta para Peter, Leopoldina (Letícia Colin). Sebastião prende Cecília em seu quarto. Nívea conta a Miss Liu que Elvira inocentou Joaquim. Licurgo e Hugo tentam acordar Germana mas não conseguem e se preocupam por isso. Greta ironiza a cena de Diara deixando o quarto de Ferdinando na taberna. Ao ver Elvira, Bonifácio se assusta ao chegar à cela de Joaquim. Cecília e Libério se casam. Bonifácio finalmente cria coragem e se declara para Leopoldina. Joaquim e Anna pensam em ir para a Europa. No quarto de Anna entra Madre Assunção ao ouvir vozes. Amália lembra de Carlota Joaquina. Sobre o futuro de Piatã na aldeia, Tibiriçá tem uma visão. Bonifácio obriga Patrício a se desculpar com Lurdes. Ao saber que Joaquim está solto e Elvira, viva, se enfurece Thomas. Miss Liu tenta pedir demissão, mas Thomas não deixa. Dom Pedro acha estranho Isaura ter sumido. Sobre Anna, Leopoldina fala com o marido. Germana constata que Hugo está apaixonado por Elvira e fica furiosa. Que Anna se afaste do convento, teme Olinto. Thomas e Joaquim duelam. Para salvar Joaquim, Thomas é encurralado por Anna. Thomas anda pela mata com os jagunços e é picado por um inseto. Domitila é chantageada por Felício (Bruce Gomlevsky) quando ele invade sua casa. Madre Assunção exige que todos deixem o convento. Sobre Diara, Licurgo e Germano são questionados por Greta. Nívea fica intrigada com Miss Liu. Domitila conta a Francisco sobre a aparição de Felício. Chalaça (Romulo Estrela) e Felício se encontram. Greta entrega dinheiro para Ferdinando. Ao ouvir sobre a mãe de Cecília, desmaia Anna ao ter uma lembrança. Joaquim e Anna se despedem de Olinto e se hospedam no palácio. Sobre sua lembrança, Amália conta para Peter. Para resgatar Anna e Vitória, Thomas aparece no palácio. Vai se casar com Ferdinando e separar Diara de Wolfgang, diz a Schultz, Greta. Anna garante que encontrará provas contra os crimes de Thomas. Dom Pedro deixa Domitila na igreja. Elvira tenta fugir do navio pirata. Anna é ameaçada por Thomas. Cecília conta a Amália sobre sua vida com sua mãe. Para o encontro com Felício, Domitila vai com capangas. Dom Pedro contraria Bonifácio e convoca a Constituinte. Devem deixar a aldeia ele e Jacira, sugere Piatã. Tibiriçá pede que Ubirajara confie em Piatã. Para a aldeia volta Olinto. Domitila descobre que foi roubada.

Edition: