Primeiro-ministro da Índia de visita a Portugal expressa condolências

Nessa ocasião, na capital tecnológica e científica da Índia, o primeiro-ministro disse que o Governo português iria adotar um programa de facilitação de vistos destinado a jovens indianos, abrangendo universitários empreendedores em 'startups' ou em setores ligados às tecnologias de informação.

Na primeira visita bilateral de um primeiro-ministro indiano a Portugal, Modi expressou "profundadas condolências e solidariedade pelas vítimas dos devastadores incêndios em Portugal na semana passada".

Os acordos envolvem a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a Portugal-India Business Hub, a Universidade do Minho, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia de Braga e a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

No pilar da economia, o primeiro-ministro português destacou o estabelecimento de um acordo que previne "a dupla tributação, dando confiança aos investidores de um país e outro de que os seus investimentos não serão duplamente tributados", considerando o entendimento "uma base essencial para esse investimento". Os dois dirigentes afirmaram que ambos os países vão reforçar cooperações, especialmente nas áreas econômica, comercial e tecnologia.

O chefe do executivo português agradeceu a forma como foi recebido na Índia em janeiro, declarando-se orgulhoso de ter sido o primeiro primeiro-ministro da União Europeia com origens indianas a deslocar-se à União Indiana.

Na primeira visita a Portugal de um chefe do Governo indiano, António Costa notou que as relações entre os dois países vivem "um momento de excelência".

Referindo-se à cooperação económica, Narendra Modi sublinhou que o crescimento económico indiano oferece "excelentes oportunidades" para que os dois países cresçam juntos e considerou Portugal "um dos melhores ambientes na Europa para o crescimento e empreendedorismo".

À entrada do Palácio das Necessidades encontrava-se um cartaz desejando as boas-vindas a Narenda Modi, escrito em inglês e português, com uma fotografia do chefe de Governo indiano.

O encontro de Modi e Costa com a comunidade indiana decorreu no Templo Radha Krihna, em Lisboa, tendo sido reservado à presença de comunicação social indiana.

Edition: