Golpe do Uber já afetou mais de 40 mil pessoas

Parece bom demais para ser verdade?

Nova ameaça disponibiliza cupom falso de desconto do Uber ao usuário e rouba os dados da pessoa.

Segundo a ESET, empresa especialista em segurança online, mais de 40 mil pessoas já caíram no golpe até a terça (20) e, considerando o volume de mais de 100 mil buscas mensais por cupons e promoções da Uber e a viralização da promoção por mídias sociais e serviços de mensagens, o golpe ainda pode atingir uma quantidade muito maior de vítimas. Para se proteger desse e outros golpes, é recomendado nunca inserir informações pessoais em páginas suspeitas, bem como desabilitar o carregamento automático de imagens e macros em seu email - bem como ter instalado um antivírus atualizado que será capaz de alertá-lo sobre possíveis ameaças.

De posse das informações, dentre elas os dados do seu cartão de crédito, os estelionatários utilizam os mesmos para compras na internet.

A empresa de segurança digital alerta os usuários que se atentem para o remetente do e-mail e, na dúvida, não cliquem em links ou anexos enviados por desconhecidos.

No e-mail, um link encaminha o usuário a uma página semelhante à do Uber na qual é convidado a se inscrever no serviço para receber um desconto de R$ 100. Os descontos na plataforma são concedidos por meio de códigos promocionais, que devem ser inseridos em um campo apropriado dentro do aplicativo. Porém, a pessoa, ao clicar no cupom, acaba sendo direcionada para outra página para se cadastrar no Uber e somente assim receber o desconto. "Esses dados devem ser tratados com o mesmo cuidado que dados bancários", afirmou a empresa.

Edition: