Mais calor a partir desta sexta-feira

Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja são os distritos afetados pelo calor mais intenso.

Apesar das elevadas temperaturas, o IPMA prevê nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, principalmente na parte da tarde desta segunda-feira.

Na terça e quarta-feira é esperada uma descida das temperaturas máximas entre quatro a seis graus.

O 'aviso amarelo', o terceiro menos grave de uma escala de três, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Esta segunda-feira, as temperaturas máximas vão subir até aos 40 graus em Beja, 39 em Évora, 38 em Portalegre e Castelo Branco, 34 em Lisboa, 35 em Viseu e Braga, 32 em Faro e 28 no Porto.

Os restantes distritos do país apresentam risco 'elevado', 'moderado' e 'reduzido' de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "reduzido" e "máximo".

O IPMA colocou também em risco 'muito elevado' de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Bragança e Vila Real.

De acordo com a informação disponível no 'site' do IPMA, estão com risco 'máximo' de incêndio os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Alfândega da Fé no distrito de Bragança.

A previsão aponta também para vento em geral fraco, predominando do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Edition: