Universidade do Porto é a melhor de Portugal, diz QS

A Universidade de São Paulo (USP) é a 121ª melhor do mundo, segundo a edição 2017/2018 do World University Rankings, realizado pelo Instituto QS.

Quanto aos indicadores avaliados, a Universidade do Porto destaca-se no 220.º lugar ao nível reputação académica e no 238.º no que toca à reputação entre os empregadores. A instituição portuense é a 301.ª classificada, tendo saltado 22 lugares na classificação.

O ranking, promovido pela consultora britânica Quacquarelli Symonds, tem pelo sexto ano seguido o Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) como líder.

Entre as 3500 melhores universidades do mundo surgem mais cinco que são portuguesas: Universidade Nova de Lisboa (361.º lugar), Universidades de Coimbra (referida no intervalo entre os 401.º e 410.º postos), Universidade de Aveiro (entre 501.º e 550.º), Universidade Católica Portuguesa (polo de Lisboa) e Universidade do Minho (ambas entre a 651.ª e 700.ª posições). A completar o pódio outras duas universidades norte-americanas: Stanford, em segundo lugar, e Harvard, em terceiro.

Uma das mais importantes classificações universitárias, o Ranking Mundial de Universidades da QS rege-se por critérios como a reputação e a internacionalização. No total, o ranking qualifica 1000 instituições globais.

Edition: