Sismo de 3.6 de magnitude registado na região Norte

Passavam cerca de três minutos das 17 horas quando, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, um sismo de intensidade 3.6 da escala de Ritcher (de intensidade pequena, frequentemente sentida, mas raramente causando danos), ocorreu nas proximidades de Amarante.

Temos registos de lés a lés do concelho.

De acordo com os dados providenciados pelo IPMA, o sismo, com epicentro a nordeste de Amarante, foi registado nas estações da rede sísmica do continente às 17h03.

"Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido", informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Os sismos com esta magnitude, e segundo informações recolhidas junto do IPMA, "acontece com frequência e raramente provoca danos", embora se possa sentir a mais de 100 quilómetros de distância.

Face à intensidade do abalo, as pessoas que se encontravam nas piscinas de Vila Meã, ainda no concelho de Amarante, foram convidadas, por precaução, a sair do equipamento, situação que foi posteriormente normalizada.

Localidades como Guimarães, Penafiel, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes e Braga sentiram o abalo.

Em Marco de Canaveses, os bombeiros locais saíram do quartel alarmados com a intensidade do abalo.

A Lusa contactou os serviços de protecção civil daqueles municípios, que comunicaram não haver indicação de quaisquer danos.

Edition: