Conto inédito de Tolkien escrito há 100 anos é lançado

O livro está sendo publicado pela HarperCollins no 10º aniversário de "Os filhos de Húrin", último livro com ambientação na Terra Média, onde também se desenrola a saga de "O senhor dos anéis", série que inspirou a trilogia de filmes de mesmo nome, dirigida por Peter Jackson. A história fala do destino dos amantes Beren e Lúthien, um homem mortal e uma elfa imortal que juntos tentam roubar do maior de todos os seres malignos: Melkor.

Escrita por Tolkien logo após seu retorno da Primeira Guerra Mundial, a história é uma declaração de amor do escritor à sua esposa, Edith.

"Quando ele voltou das trincheiras, com febre de trincheira (doença causada por bactéria e transmitida por piolhos), ele passou o inverno (de 1916-1917) convalescente", disse o escritor.

"Ele perdeu dois de seus amigos mais queridos em Somme e você pode imaginar que ele devia estar tão destruído por dentro quanto estava fisicamente".

"Tolkien sentiu o tipo de alegria que antes devia ter pensado que nunca sentiria de novo".

A narrativa é publicada na forma original, mostrando igualmente como a história foi alterada para entrar na coletânea O Silmarillion, editada postumamente em 1977 também por Christopher Tolkien.

Os nomes Beren e Lúthien estão gravados na lápide de Tolkien e da mulher, no cemitério de Wolvercote, em Oxford.

Publicado em 1954, "Senhor dos Anéis" foi a sequela de "Hobbit" e é uma das histórias mais bem-sucedidas já escritas, tendo vendido mais de 150 milhões de cópias. Foi também adaptada ao cinema entre 2001 e 2003, já tendo arrecadado 11 prémios.

Edition: